Será que existe algo em comum nos ganhadores do LinkedIn Top Voices 2018?

No final de novembro o LinkedIn lançou a segunda edição do Top Voices 2018, ranking que elege os principais usuários da plataforma que se destacaram na produção de conteúdo.

Pelos critérios apresentados pelo LinkedIn, durante um ano a rede social avaliou a originalidade de conteúdo, comentários e compartilhamentos dos posts, liderança nos setores de atuação, crescimento de seguidores e também buscaram considerar a equidade de gênero.

Diante de tantos critérios, será que existe algo em comum nestes perfis vencedores? Para buscar responder essa pergunta, fiz uma análise detalhada do perfil dos 20 ganhadores do LinkedIn Top Voices 2018. Após exame detalhado, encontrei 4 características nestes perfis, que se não os une, ao menos os aproxima de uma estratégia central de produção de conteúdo. Veja a seguir os pontos em comuns:

1 – Publicação intensa de conteúdo

Já diz o velho dita que “quem não é visto, não é lembrado”. Por uma lógica bem simples, o vencedores do prêmio produzem conteúdo em um volume que facilita o aparecimento de seus perfis na timeline de seus contatos e seguidores.

Não existe uma quantidade padrão de produção de conteúdo pelos vencedores. Existem perfis que produzem de 5 a 6 posts por dia, outros de 2 a 3. Alguns produzem posts todos os dias, outros 4 a 5 vezes por semana.

O que observei é que não é mandatório produzir conteúdo todos os dias. Muitos abandonam a rede social no final de semana. No entanto, quando produzem conteúdo em um dia, o fazem de maneira intensa, de tal forma que o seu perfil fique em destaque. Com apenas um post por dia, embora que diário, dificilmente seu perfil irá se destacar na multidão de posts.

2 – Falam de temáticas parecidas 

Entre os ganhadores do Top Voices 2018, existe uma gama de temáticas que os perfis vencedores abordam. Contudo, notei que alguns assuntos claramente prevalecem. São eles: empreendedorismo, comunicação, transformação digital e tecnologia, empoderamento feminino e carreira.

De todas as temáticas que se destacaram, certamente tecnologia e marketing digital está presente, de alguma forma, em basicamente todos os vencedores. Por um lado, podemos imaginar que esses assuntos são de interesse do público em geral e, por isso, estes profissionais ganharam destaque na plataforma. Por outra perspectiva, até que ponto o LinkedIn não direcionou o ranking para assuntos do seu interesse? Afinal, tecnologia e marketing digital são dois pilares que sustentam a sua plataforma de negócios, do começo ao fim.

3 – Integram com sabedoria o mundo online com o off-line

O prêmio LinkedIn Top Voices 2018 atesta uma grande fluência dos seus ganhadores  no meio digital. São pessoas que conseguiram ganhar destaque em uma rede social profissional, em que fotos de gatinhos fofos e comentários sobre a última rodada do futebol não oferecem visibilidade para ninguém.

Ainda que a habilidade digital é marca presente nos 20 ganhadores do prêmio, praticamente todos eles possuem uma forte aptidão de comunicação nos canais off-line. Ou seja, são pessoas que transitam bem do online para o off-line.

A maior prova dessa transição ON2OFF se dá nas seguintes formas: muitos dos vencedores são professores e/ou palestrantes em cursos presenciais, alguns são líderes de empresas com uma grande equipe embaixo deles, outros escrevem livros ou promovem encontros de negócios presenciais. Ou seja, todas as conversas geradas no LinkedIn são reverberadas fora dele ou vice-versa. Ninguém fica apenas no LinkedIn.

4 – Nutrem conversas com forte engajamento 

Já relatei que uma marca dos ganhadores do prêmio é a produção de conteúdo intensamente. Contudo, não basta produzir conteúdo de qualidade e publicar sem critério na plataforma. Os Top Voicers produzem conteúdo que engajam e mais, eles nutrem conversas com o seu público. Essa é a primeira regra do jogo do engajamento: responder comentários dos seus seguidores.

A segunda regra do engajamento que os perfis vencedores praticam é participar de conversas de terceiros. Observa-se que grande parte destes profissionais que receberam o prêmio se envolvem em discussões geradas por outras pessoas. Comentam. Curtem. Compartilham. Isso gera proximidade e reciprocidade. É neste momento que a rede social promove a mágica de tirar uma pessoa do anonimato e lança-la ao estrelato.

Certamente não é possível criar uma regra para como se tornar um LinkedIn Top Voice. No entanto, ao observar os vencedores, é possível mapear certos padrões que estiveram presentes nesta eleição. Nada garante que o LinkedIn irá manter estes mesmos critérios para o próximo ranking, se ele existir. Como uma empresa privada, o LinkedIn irá estabelecer o padrão que mais se alinhar ao seus objetivos de negócios naquele momento. Contudo, seguir estes 4 princípios pode ajudar a você fortalecer sua comunicação digital, independente se você irá se transformar no próximo Top Voicer.

 

 

 

 

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