As oportunidades que o Dia das Crianças traz para o e-commerce

 O Dia das Crianças está chegando e a data traz grandes oportunidades para o varejo, sobretudo o e-commerce. Segundo estimativas do E-Bit, o Dia das Crianças deste ano deve faturar R$1,7 bi, um crescimento de 15% em relação a 2015. Tal crescimento é garantido, em partes, pela grande parcela que os pequenos ocupam na demografia brasileira: quase 25% da população do país é constituída de crianças. Logo, grandes oportunidades podem surgir para quem atua em algum segmento do ramo infantil.

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E essas oportunidades surgem até mesmo antes das crianças nascerem. Segundo a pesquisa Consumer Survey Moms, do Google, 44% das mães afirmam que a internet se tornou mais importante após ficarem grávidas a ponto de mulheres grávidas aumentarem em até 85% o volume de buscas de assuntos relacionados a maternidade. Grande parte desse conteúdo que elas buscam é consumido no formato de vídeo. Eis um excelente canal para sua marca se comunicar com as futuras mamães.

Todo esse aumento da importância do digital para as mães traz um ganho significativo para o e-commerce. Não é por acaso que o Dia das Crianças se tornou um dos principais eventos do varejo on-line. A data é hoje uma das de maiores gastos pelo brasileiro, sobretudo entre jovens entre 25 e 44 anos da Classe C com criança em casa. Um detalhe curioso: à medida que as crianças vão ficando maiores, os pais se preocupam cada vez mais com o dia.

Se o Dia das Crianças promete ser também uma grande festa para o varejo, o que de fato as crianças querem ganhar? Uma recente pesquisa do Google Brasil traz pistas do que os pais estão buscando na internet. Os dados trazem o crescimento de volume de buscas em 4 categorias e seus respectivos produtos pesquisados:

Brinquedos

  • Baby Alive: + 202%
  • Lego: +91%
  • Boneca: +82%
  • NERF: +69%
  • Pula-pula: +65%
  • Urso de pelúcia: +45%

Moda infantil

  • Touca infantil: +328%
  • Roupa de bebê masculino: +186%
  • Jardineira infantil: +129%
  • Vestido de crochê infantil: +120%
  • Saída de maternidade: +70%
  • Vestido de batizado: +42%

Artigos infantis (inclui móveis)

  • Guarda-roupa infantil/berço chiqueirinho: +132%
  • Canguru bebê: +13%
  • Bebê conforto: +61%
  • Berço Portátil: +53%
  • Carrinho de bebê: +51%
  • Fralda Pampers: +36%

Games

  • FIFA 17 e PES 17: 20.000%
  • Assassinos Creed Identity: +2.000%
  • Injustice: +1.000%
  • GTA: +241%
  • The King of Fighter: +201%

Uma vez que a gente já sabe o que os consumidores estão buscando na internet, como transformar esses pais em clientes? A resposta é construir uma excelente estratégia de divulgação digital, que traga o cliente para sua loja, seja ela virtual ou física e que converta em vendas. Para montar sua estratégia, considere os seguintes pontos:

  • Invista em mídia on-line: coloque uma verba extra para mídia no Facebook e no Google. Impacte o potencial cliente primeiro na rede social, para construir presença e despertar curiosidade. Depois capte esse cliente no search, quando ele estiver no Google. As buscas pelos produtos infantis se aceleram em setembro e atingem seu pico 10 dias antes da data.
  • Considere o mobile: Toda sua estratégia de marketing deve considerar o mobile sobretudo nos finais de semana. As categorias que mencionei acima apresentam um sensível aumento de busca em dispositivos móveis durante o fim de semana, segundo o Google. Portanto, pense em e-mail marketing, anúncios, posts no Facebook, vídeos entre ações que consideram o acesso nesse tipo de plataforma.
  • Não deixe o YouTube de fora: O YouTube é um excelente canal de mídia para se vender para pais. Isso porque a plataforma é um excelente aliado de mães e pais na diversão e educação das crianças. Vale ficar atento apenas às normas de publicidade infantil, afinal, as crianças também acessam o YouTube.
  • Integre a loja física com o digital: Quando se trata em pesquisar produtos para os filhos, os pais são muito criteriosos e em muitas situações eles preferem realizar uma compra presencial após pesquisar pela internet. Se além de e-commerce, você possui varejo físico, explore essa oportunidade ao demonstrar que é possível obter um suporte extra de um vendedor em sua loja presencial.

Diante das dicas e informações acima, espero que tenha ficado claro como aproveitar uma das principais datas do varejo brasileiro. Vale ainda citar que em 2015, de acordo com uma pesquisa do Ibope, 69% das pessoas pretendiam comprar algum presente no Dia das Crianças. Com a economia dando sinais de retomada, não tem porque pensar que em 2016 teremos um cenário pior. O que mudou certamente é a concorrência que está maior e exige mais trabalho e criatividade dos departamentos de marketing das empresas.

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