Conheça os hábitos que mudam sua carreira

“Ano novo, vida nova!” já dizia o velho ditado. Verdade é que todo início de ano muitas pessoas criam resoluções para mudar de vida e buscar seus sonhos. É a dieta que será feita para caber nas roupas, é a pós-graduação para mudar de emprego, é compra de um imóvel para realização pessoal.

10614645926_c8a9bce401_k

Após passada a euforia da virada de ano e a escolha das novas resoluções, o dia a dia exige que adotemos novos hábitos para alcançar nossos objetivos. Você já se questionou quais hábitos irá adotar em 2016?

No campo profissional, independente dos seus macro-objetivos, existem alguns hábitos que certamente lhe ajudarão a ser um profissional melhor. Veja abaixo quais hábitos fazem sentido para você:

  • Deixe de ser multitarefa: Você é daquelas pessoas que faz três atividades ao mesmo tempo? Enquanto trabalha na sua primeira prioridade do dia espia o Facebook? Ou ainda possui dois projetos profissionais em paralelo que aparentemente estão rodando bem? Ser multitarefa pode fazer a gente se sentir super-herói, mas tira nossa produtividade e reduz nosso resultado. Busque em 2016 cortar as distrações, sobretudo as digitais, enquanto executa uma tarefa. Com relação à múltiplos projetos pessoais e profissionais, avalie com cuidado se não é melhor fazer uma coisa por vez. No final do ano a chance de você ter alcançado mais coisas será muito maior.
  • Cumpra suas promessas: Cumprir promessas e combinados é o caminho mais curto para construir credibilidade e fortalecer relações de amizade e profissionais. A melhor maneira de cumprir promessas é você pensar bem o que promete. Se você pensa que tudo aquilo que prometeu você tem que cumprir, certamente ficará mais seletivo no que promete. E cumprir promessas não tem a ver apenas com coisas grandiosas: vai desde ser pontual em um encontro até ajudar alguém a encontrar um emprego. Para não esquecer o que combinou, anote tudo!
  • Evite usar o celular no quarto: Qual a última coisa que você faz antes de dormir? E a primeira ao acordar? É bem provável que você utilize o seu smartphone, seja para ajustar o seu despertador ou ainda para dar uma olhadinha nas redes sociais. Esse hábito parece bobo, mas é bem danoso para sua qualidade de vida. Primeiro, utilizar o celular antes de dormir, já na cama, pode atrapalhar o seu sono. A luz do seu smartphone diminui a produção de melatonina, hormônio que regula o sono. Outro aspecto ruim: se você checa seu Facebook antes de dormir ou ao acordar, será bombardeado por inúmeras informações, muitas negativas. É um amigo demonstrando ódio pela nossa classe política, é o colega do trabalho compartilhando um caso de assassinato horrível ou a notícia de que alguém importante morreu. Você tem certeza que quer acordar ou dormir com esse tipo de informação? Deixe o celular longe da cama e utilize um despertador para acordar.
  • Medite: A meditação cada vez mais vem sendo usada pelas pessoas para a busca de equilíbrio, independente das crenças e religiões. Através da meditação é possível você acalmar a mente, ampliar a consciência, aumentar a criatividade e até diminuir dores. Profissionais que meditam controlam mais seus pensamentos e alcançam mais seus resultados. Desenvolver o hábito de meditação não é simples, mas certamente lhe trará benefícios em inúmeras áreas da sua vida. Para começar, você pode buscar aulas em centros específicos ou ainda até usar aplicativos, como Headspace. Experimente!
  • Quebre rotinas: A rotina é importante na vida de qualquer indivíduo. Algumas pessoas são mais tolerantes à rotina do que outras. Independente da sua pré-disposição à lidar com rotinas, quebra-las é importante para exercitar a criatividade, experimentar o novo e se desenvolver. Em 2016 avalie todas as suas rotinas e se pergunte quais rotinas seriam interessantes você mudar. Faça um caminho novo para o trabalho, peça pizza em um lugar diferente, fale com pessoas estranhas, encontre um amigo que não vê há tempos. Grandes surpresas irão surgir na sua vida.
  • Crie um tempo de desconexão: Já percebeu que cada ano passa mais rápido do que o anterior? Essa sensação é causada pelo preenchimento cada vez maior que damos às nossas vidas. A cada ano trabalhamos mais, experimentamos mais coisas, ficamos mais conectados com as pessoas e com as tecnologias. Se por um lado tudo isso é bom, por outro nos cansa e nos deixa sobrecarregados. Em 2016, procure se desconectar em momentos definidos. Diariamente, reserve de 1h a 2h para cuidar de você. Nesse período, se afaste de TV, computadores e smartphones. Ao longo do ano, planeje momentos que você irá fazer uma pausa, de poucos dias, em que irá se afastar de trabalho e da sua rotina do dia a dia.
  • Não quebre um hábito: Uma vez que a gente incorpora um hábito, existe um desejo natural de quebra-lo, uma única vez, por um bom motivo. Trata-se daquela tentação do “eu mereço” hoje comer uma grande sobremesa porque fechei um grande negócio ou ainda “hoje eu preciso” beber porque tive um dia difícil. Quando você permite esse tipo de licença, você enfraquece o novo hábito. Para evitar essas escapadas, crie recompensas para situações de comemoração ou de alívio, que não seja abandonar seu hábito. Pense no porque você escolheu esse hábito e reforce-o ao invés de enfraquece-lo quando surgir a tentação.

A construção de hábitos é pessoal e requer cuidados. Pesquisas revelam que 29% das pessoas desistem das suas metas de virada de ano nos primeiros 14 dias. Para você ser fiel aos seus novos hábitos, não confie apenas na motivação, pois no início ela é forte, mas certamente ela irá sofrer algum abalo. Para isso, crie um plano para executar quando sua motivação estiver baixa para exercitar um novo hábito. Outro ponto: comprometa-se com um hábito por vez e execute ele por 30 dias. Isso vai lhe dar força para continuar depois e desenvolver outros hábitos. Por fim, se conseguir reunir pequenos hábitos em 30 minutos e executá-los todos de uma vez pode ser uma boa estratégia de alcance de resultados.

 

Um feliz 2016 e que este ano você desenvolva hábitos saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *