Qual o grau de maturidade digital da sua empresa?

Maturidade digital é um termo cada vez mais falado no mundo dos negócios e que pode ser a chave de transformação e/ou sobrevivência de uma empresa ou ainda pode ser apenas mais uma expressão de negócio vazia, empregada apenas para seguir os modismos do momento. No final das contas, a consistência desse termo em um negócio vai depender da disposição da empresa se adaptar a profunda transformação do mundo dos negócios promovida pelas mudanças tecnológicas e de como as pessoas interagem com essas mudanças.

Trazendo uma definição simples, maturidade digital é o grau de evolução, utilização e adaptação de um negócio em relação ao desenvolvimento tecnológico em que a empresa está inserida. Engana-se, porém, quem acredita que a maturidade digital é apenas desenvolvimento de tecnologia pura e simples. Ela possui uma dimensão muito mais ampla e abrange dimensões sobre como os negócios estão se adaptando nos ambientes digitais. Ou seja, não se trata apenas de implementar tecnologia dentro dos muros da empresa, mas de se adaptar ao mundo em uma mudança tecnológica jamais vista na história. Diante disso, as empresas possuem o desafio de construir lideranças preparadas para enfrentar as inúmeras transformações que já estão ocorrendo em cada mercado. Será que as organizações estão conseguindo acompanhar essas evoluções?

Um estudo global da escola de negócios do MIT em parceria com a Deloitte revelou que apenas 25% das empresas abordadas na pesquisa podem ser consideradas maduras digitais. Aqui no Brasil a ESPM Media Lab conduziu um outro estudo para medir o grau de maturidade digital das empresas brasileiras e o levantamento concluiu que 31% das empresas brasileiras são consideradas maduras digitais.

Os números das duas pesquisas não podem ser comparados pois são metodologias diferentes. Outra ressalva que se faz quanto ao estudo da ESPM é que ele está focado em setores com empresas de grande porte, com histórico elevado em investimento em tecnologia, como mercado financeiro, indústria automobilística e de eletrônicos. A verdade é que a realidade brasileira é bem diferente desse universo pintado pela pesquisa da ESPM, em que muitos negócios não possuem sequer um site mobile.

Se por um lado as empresas brasileiras são pouco maduras digitalmente, o povo brasileiro apresenta um grau de maturidade muito mais elevado. Um estudo realizado pelo Kantar Ibope Media demonstra que 68% dos usuários brasileiros que navegam pela internet utilizam smartphones para realizar este acesso. Outro dado que não chega a ser novidade é que 83% dos usuários de internet utilizaram alguma rede social no último mês. Ou seja, trata-se de um público muito mais avançado na adoção de tecnologia do que as próprias empresas. Aqui temos uma dicotomia que gera um grande problema de negócios confirmado pelo estudo do MIT: empresas maduras digitalmente possuem lucros 26% maiores do que organizações similares, mas com maturidade inferior.

Como avaliar a maturidade digital de um negócio

Quando falamos do ambiente tecnológico que pode definir a maturidade digital de uma organização o espectro é amplo e engloba as principais tecnologias a seguir:

  • Mobile
  • Analytics
  • Social
  • Inteligência artificial
  • Blockchain
  • Cloud

Para saber como é o grau de evolução de uma empresa, existe uma metodologia desenvolvida pela dStrategy Media, que apresenta 6 dimensões da maturidade digital de um negócio:

  1. Humana
  2. Recursos tecnológicos
  3. Estratégia de dados
  4. Estratégia de conteúdo
  5. Estratégia de canal
  6. Estratégia social do negócio

O modelo pode ser visualizado abaixo:

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Em cada dimensão do modelo existe um grau de maturidade, que varia nas seguintes escalas: zero, baixo, médio e alto. O modelo pode ser um importante guia para avaliar a maturidade de uma empresa. Uma vez feito o diagnóstico da maturidade digital atual da empresa, o próximo passo é definir um plano de evolução.

A velocidade de evolução da maturidade digital de uma empresa varia para cada setor e também está condicionada à cultura da própria empresa. Além disso, o ambiente competitivo de uma organização afeta diretamente essa maturidade.  Porém, as empresas que querem se posicionar à frente devem também considerar a evolução dos seus clientes, que não vão esperar os executivos de um negócio compreender que o mundo mudou.

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