A falácia de se conquistar 1% do mercado

No mundo dos negócios existe um pensamento recorrente, que chega a ser o modelo mental de muitos empreendedores e executivos: a conquista de 1% de um grande mercado. A partir dessa crença, é comum muitos planos de negócios considerarem a conquista de 1% de um mercado de 100 bilhões de dólares, ou ainda: “imagine eu conquistar apenas 1% do mercado chinês”.

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Quando a gente olha apenas a fração, os números podem ser convincentes e dizer que estamos no caminho certo. Mas na maioria das vezes, o raciocínio de conquistar “apenas 1%” de um grande mercado esconde uma grande armadilha: a concorrência destrutiva.

Se um plano de negócios fica de pé com a conquista de apenas 1% do mercado, significa que esse mercado é grande. Em mercados grandes, para você ser bem sucedido, é necessário um bom ponto de partida, ou seja, vai ser preciso muito investimento em diferenciação para começar com o pé direito.

Outro ponto de atenção é a concorrência, que em grandes mercados é feroz. Se um mercado é imenso, já existem muitos players atuando nele, o que faz com que você tenha que investir muito para conquistar 1% dessa fatia, ainda com grandes chances de não conquista-la. Essa competição implacável fará com que seus lucros sejam próximos de zero.

Um caminho mais interessante é começar em um mercado de nicho, com baixa concorrência. Em um mercado menor é muito mais fácil dominá-lo. Uma vez conquistado esse mercado é possível expandi-lo para mercados maiores, com margens de lucro já conquistadas do mercado menor. Um exemplo dessa estratégia foi a Amazon, que desde o início vislumbrava dominar todo mercado de comércio eletrônico, mas começou apenas no segmento de livros. Após se tornar a maior livraria do mundo, a Amazon, expandiu seu negócio para a venda de outros produtos.

Diante disso, sugestão: quando estiver elaborando um plano de negócios em que considera conquistar apenas 1% do mercado para tornar seu negócio bem sucedido, reflita. É bem provável que você esteja indo para um caminho bem tortuoso e pouco rentável.

 

 

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