Como os shoppings tem usado a tecnologia para personalizar o atendimento

Em um passado não muito distante, se um empresário fosse abrir uma loja em um shopping, o centro comercial iria passar ao empreendedor o perfil demográfico das pessoas que frequentam o estabelecimento, bem como a renda média das pessoas, a frequência de visitas, o ticket médio entre outros indicadores que são cruciais para se escolher um shopping.

shopping-mall2

Com o avanço tecnológico, os shoppings estão aprimorando os seus serviços aos clientes finais e por consequência, para os lojistas. Vejamos alguns exemplos.

Hoje, quando um cliente visita um shopping, é bem provável que esteja disponível para ele um wi-fi gratuito, mediante um cadastro prévio. Quando o cliente acessa o wi-fi do shopping, o estabelecimento consegue monitorar pelo sinal do wi-fi quais são os corredores que o cliente frequentou e mais: é possível conhecer quais páginas esse cliente visitou na internet.

Nos shoppings de São Paulo um dos termos mais buscados são os resultados do placar da rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com esse rastro deixado pelo usuário é possível saber qual time de futebol o cliente torce e enviar uma promoção personalizada do clube dele de alguma loja do centro comercial. O que permite realizar esse tipo de análise são poderosas ferramentas de Big Data, que ainda carecem de muita análise humana para oferecem insights de vendas interessantes para os lojistas.

Além das ferramentas de Big Data, que permitem personalizar promoções e traçar o perfil de consumo e uso do shopping, os centros comerciais também estão investindo em apps mobile, que melhoram sensivelmente os serviços prestados aos clientes.

Atualmente, ao menos 20% dos shoppings da capital paulista possuem aplicativos que permitem pagar o ticket do estacionamento pelo app, realizar reserva de mesa nos restaurantes, traça rotas dentro do shopping, marcar vaga onde o carro foi deixado e ver a programação do cinema. Tudo isso facilita a vida do cliente e ajuda ele ganhar tempo, o que certamente atrai mais gente para o shopping.

Mas os aplicativos mobile podem ir além na melhoria dos serviços prestados ao consumidor, pois ainda existe muita inconveniência em shopping lotado em dia de chuva ou próximo às datas comerciais do varejo. Quem nunca sofreu em ficar bastante tempo procurando uma vaga no estacionamento e não encontrou? Os apps dos shoppings poderiam avisar os clientes sobre a disponibilidade de vagas. Ou um problema ainda mais frequente: praça de alimentação lotada. Se o app do shopping permitisse as pessoas pedirem antecipadamente a comida nos restaurantes, seria possível mapear previamente a demanda e ajudar a distribuir melhor o consumo.

Ainda que existem muitas melhorias a serem realizadas nos shoppings, o primeiro passo já foi dado. Os centros comerciais estão personalizando cada vez mais a experiência dentro dos seus espaços e conhecendo o hábito individual de cada consumidor. Ganha o cliente que conta com um atendimento mais premium e ganha também o lojista, que consegue ofertar promoções mais certeiras, que não são baseadas apenas no perfil sócio-econômico do cliente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *